quarta-feira, junho 13, 2007

Alcochete e Mais Alcochete

Algumas citações da candidatura do Campo de Tiro de Alcochete ao Prémio Defesa Nacional e Ambiente 2004, que conquistou:

"Pelas suas características, o CTA tem-se revelado como que uma extensão da Reserva Natural do Estuário do Tejo, nomeadamente no que às aves diz respeito, facto que atesta que é possível a coexistência entre a missão da Unidade, a preservação da Natureza e a protecção do Ambiente. A Unidade apresenta uma área florestal de cerca de 6500 hectares, sendo que destes, 950 hectares estão ocupados com eucalipto. As principais espécies arvícolas do CTA são o sobreiro, o pinheiro manso, o pinheiro bravo e o eucalipto, bem como diversas espécies arbustivas típicas do "montado de sobro"".

"A gestão da área florestal do CTA assenta no respeito pelos biótipos típicos da área em que este está inserido. Como já foi referido, a vegetação predominante tem como base o montado de sobro, ainda que sujeito a características mais comuns em áreas de sapal (lianas, fetos, urzes, lavandas, estevas,..), dada a relativa abundância de linhas de água que atravessam a Unidade.
"Apesar da vasta área de eucaliptal presente (950 ha), as espécies predominantes na Unidade acabam por ser o sobreiro e o pinheiro manso, alternando com manchas de pinheiro bravo. Entre outras espécies, mais ou menos abundantes, contam-se as acácias, os salgueiros, as oliveiras e o azinho.
"A acácia, espécie não autóctone em território nacional, apesar de ocupar uma área bastante reduzida (<0,125% da área total, ou, mais ou menos 10 ha) é actualmente monitorizada, por ser uma das espécies vegetais mais invasivas. De qualquer forma, esta espécie está actualmente confinada a Malhadio de Toiros.
"Outra das espécies arvícolas comuns no CTA, mas ainda assim sujeitas a um controle apertado, trata-se do eucalipto. Apesar de alguns contratos já efectuados do antecedente com empresas da fileira do papel, estamos a tentar proceder ao reflorestamento das áreas de eucaliptal por áreas de sobro, ou de sobro e pinheiro manso. Durante o ano de 2004 foram abatidos 10 ha de eucaliptal, os quais foram substituídos por áreas de sobro e/ou de sobro e pinheiro manso."

"As espécies comuns no CTA, a nível de avifauna são:
a) Aves de Rapina que Nidificam no CTA: Águia de Asa Redonda (entre 6 a 12 casais), Águia Calçada (entre 8 a 10 casais), Peneireiro Vulgar (entre 2 a 4 casais), Peneireiro Cinzento (3 casais), Milhafre Preto, Águia Cobreira e Gavião da Europa (todos com 1 ou 2 casais nidificantes);
b) Aves de Rapina que não nidificam, mas que usam o CTA: Águia de Bonelli, Tartaranhão-Ruivo-dos-Pauis, Tartaranhão-Caçador e Águia Pesqueira (avistada normalmente na Barragem de Vale de Michões);
c) Outras espécies: Pintassilgo, Chapim-Real, Chamariz, Perdiz, Garça-Boeira, Pombo, Rola-Comum, Cegonha, Andorinha (espécies mais comuns) e Lavaca, Verdilhão, Tentilhão Comum, Rouxinol, Codorniz, Narceja, Algarivão, Cuco-Camoro, Pato-Verde, Gralha-Preta, Estorninho-Preto, entre outras, num total de 39 espécies, algumas das quais protegidas."

"Em relação aos mamíferos, as espécies mais comuns são: o coelho, o javali, a lebre, a raposa, o ginete, o saca-rabos e o texugo, sendo que algumas espécies de morcegos são igualmente avistados no Campo de Tiro, se bem que ainda não tenham sido devidamente estudados."